Temporada de Fondues, confira receitas

Temporada de Fondues, confira receitas

Confira neste artigo excelentes receitas de uma ótima opção para o Dia dos Namorados, FONDUES!

Sem dúvida, uma das receitas preferidas nestes dias mais frios é o delicioso: Fondue! Aproveitando o clima e a data do Dia dos Namorados, separamos aqui algumas ideias essenciais — e outras bem criativas — para você fazer fondue em casa, e conseguir agradar todos os tipos de paladar. Então reúna a família ou amigos e bom apetite:

 

 

A primeira etapa de uma noite de fondue inesquecível é escolher os utensílios adequados para servir seus convidados com esse saboroso prato. Para isso, não se esqueça de:

• Escolher uma panela de fondue, as famosas rechauds, (de cerâmica para fondues de queijo e chocolate, e de inox ou alumínio para fondue de carne). Cada panela serve de 4 a 6 pessoas; Buscar por garfos próprios para mergulhar no fondue e potinhos para servir os ingredientes e molhos na mesa; Usar álcool e fogo para o acendedor das panelas de queijo e óleo, deixando o uso de velas para os fondues de chocolate, que é mais baixo e evita queimar o doce; Contar com uma panela para uma fondue salgada e uma doce, para não misturar os sabores e ingredientes; Preparar os molhos de queijo e chocolate em uma panela à parte, antes de servir no conjunto de fondue; Fazer o fondue em uma panela tradicional caso você não conte com rechauds específicos (basta encontrar uma maneira de manter sua panela aquecida durante o jantar).

 

 

Para um fondue de carne é importante se planejar para contar sempre com os cortes mais macios para servir. As carnes mais utilizadas para fondue são o file mignon e alcatra.Você também pode inovar, servindo peixes, frango, ou carnes suínas.
Enquanto o fondue de queijo é uma ótima entrada para os pratos principais, o fondue de chocolate é geralmente apresentado como sobremesa em uma refeição. Isso não significa que você não pode servir esses fondues em outros momentos para seus convidados.

 

 

FOUNDUE DE QUEIJO
Os fondues de queijo podem ser preparados com os tipos Emmental e Gruyere – ou com massas prontas feitas exclusivamente para fondues. Os acompanhamentos tradicionais são geralmente batatas cozidas e pães

 

 

Ingredientes (5 porções)
2 copos de requeijão (200 ml) tradicional, 2 caixinhas de creme de leite (200 ml cada), 250 g de queijo mussarela fatiado, 100 g de queijo prato fatiado, 100 g de queijo provolone fatiado, 50 g de queijo gorgonzola picado miudinho, 1 pitadinha de sal, 1 pitada de tempero misto

 

 

Modo de preparo : 10min
Coloque em uma panela (em fogo médio) os 2 copos de requeijão tradicional, deixe ele amolecer até começar a levantar fervura.
Mexer sempre, cuidando para não deixar queimar.
Quando o requeijão estiver amolecido, acrescente 2 caixinhas de creme de leite e mexa bem, juntamente com 1 pitadinha de sal (cuidado com o sal, já que a receita leva queijo) e 1 pitada de tempero misto. Deixe a mistura esquentar bem, cuidando sempre para não queimar. Quando começar a ferver, acrescente aos poucos as fatias de queijo mussarela, provolone e prato rasgadas grosseiramente com as mãos, mexa até que derretam um pouco, mas não muito. Acrescente o queijo gorgonzola picado e mexa até derreter. Sirva em seguida com os acompanhamentos, cuide sempre o fogo do rechaud e desligue quando necessário, para não queimar o fundo da panela de fondue. Pode-se também trocar os queijos por outros mais finos, como ementhal, gruyère etc, fique à vontade e use o que achar melhor.

 

 

Os fondues de chocolate podem ser preparados com uma mescla de chocolate amargo e ao leite. Como acompanhamento,frutas, marshmallows.

 

FOUNDUE DE CARNE

Para o molho Queijo e Cebola

Ingredientes:
– ½ cebola
– 100 g de queijo parmesão ralado fino
– 6 colheres (sopa) de maionese

Modo de Preparo
– Descasque e pique a cebola em pedaços médios.
– Coloque a cebola e o queijo ralado no liquidificador e bata por 1 minuto.
– Em seguida, acrescente a maionese e bata por mais 30 segundos até que formar um molho liso.
– Transfira o creme do liquidificador para uma molheira. Reserve.

 

 

Para a Carne:

Ingredientes:
– 1 kg de filé mignon
– 60 ml de kirsch (aguardente de cereja)
– Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
– 900 ml de óleo

Modo de Preparo:
Corte o filé mignon em cubos de 2 cm.
Transfira para uma tigela, acrescente o kirsh, o sal, a pimenta-do-reino e misture. Reserve.
Coloque o óleo na panela própria para fondue e leve ao fogo alto para aquecer.
Acenda a chama do réchaud, conforme as instruções do produto.
Com cuidado, retire a panela de fondue do fogão e coloque sobre o réchaud com a chama acesa.
Espete o cubo de carne com o espetinho para fondue, mergulhe a carne na panela com o óleo quente e deixe fritar até dourar. Passe a carne frita no molhinho de queijo e bom apetite!

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?