Muito cuidado com a automedicação

Muito cuidado com a automedicação

Neste artigo, veja os cuidados que você dever ter com automedicação de remédios, você pode estar correndo riscos em sua saúde

No dia 5 de Maio é lembrado como Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data criada para alertar a população sobre a necessidade de utilização correta desses produtos, conforme a orientação de profissionais de saúde. Nesta data, as autoridades sanitárias também chamam a atenção para os riscos da automedicação. A mobilização em torno do tema conta com o apoio da Anvisa.

 

 

Orientações gerais

• Evite tomar medicamentos sem orientação de um profissional de saúde (médico, dentista, farmacêutico, entre outros). Não tome medicamentos vencidos. Não utilize medicamentos indicados para tratar outras pessoas.

• Exija sempre a nota fiscal da farmácia ou drogaria. Guarde com você a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco do medicamento que está sendo usado. Eles são seu comprovante se você precisar registrar alguma queixa em caso de irregularidades. Não compre medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que soltam facilmente ou estejam apagados e borrados. Guarde os medicamentos seguindo as orientações do fabricante. Se o medicamento deixar de fazer efeito, procure imediatamente o médico.

 

 

Evite a automedicação

De acordo com o Ministério da Saúde, a automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. As discussões em torno do tema ainda reforçam a importância do descarte adequado de medicamentos.
A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria para tratar sinais e sintomas de algum dano ou doença, sem orientação médica ou farmacêutica. Não use medicamentos indicados por outras pessoas, como amigos, vizinhos e parentes, mesmo que elas digam que tiveram os mesmos sintomas ou sinais que você.

 

Armazenamento

Guarde os medicamentos seguindo as orientações do fabricante. Proteja-os da luz, da umidade, do calor e mantenha-os longe de produtos de limpeza e alimentos. Não deixe os medicamentos no banheiro, na cozinha ou no carro. Alguns medicamentos devem ser guardados em temperaturas específicas, como, por exemplo, os que precisam ser armazenados em geladeira. Fique atento à data de validade e não utilize produtos vencidos.

 

Falsificação

Outra orientação é ficar atento à comercialização de medicamentos falsificados, que são aqueles que não provêm do fabricante original ou que sofreram alterações ilegais antes do seu fornecimento ao paciente. Confira sempre se o produto tem registro na Anvisa. Muita atenção também às promoções e liquidações: preços muito baixos podem indicar que o medicamento tem origem duvidosa, como produtos falsificados, sem nenhuma garantia de qualidade, ou até mesmo que possa ser produto roubado. Exija sempre a nota fiscal da farmácia ou drogaria.

 

Intoxicações

A intoxicação por medicamentos ocorre principalmente pelo seu uso acidental, em especial com crianças. Por isso, é muito importante armazenar esses produtos em locais seguros. Há também outros casos de intoxicação, causados pelo uso do medicamento de forma incorreta ou abusiva, por erro de prescrição ou de administração, por automedicação, entre outros.
Em caso de intoxicação, a primeira opção é ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu (192)

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos também é uma ótima oportunidade para divulgar e reforçar informações sobre a resistência microbiana aos antimicrobianos, que ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas mudam ao longo do tempo e não respondem mais aos medicamentos, tornando as infecções mais difíceis de tratar. Dessa forma, a resistência microbiana aos antimicrobianos também aumenta o risco de propagação e gravidade das doenças, com consequente aumento de mortes.

Os serviços de saúde são um dos principais focos da Anvisa na promoção de medidas preventivas, de controle e de monitoramento de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) e de resistência microbiana no país. Fazem parte das ações da Agência elaborar e divulgar documentos que informem e orientem os serviços e profissionais de saúde sobre a prevenção e o controle dessas infecções, bem como o gerenciamento do uso de antimicrobianos.

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?