Como deixar a casa mais arejada em dias de altas temperaturas

Como deixar a casa mais arejada em dias de altas temperaturas

Verão está bem severo, neste artigo vamos ajudar você a contornar a situação, confira:

Atualmente o calor está cada dia mais intenso. Em um país tropical como o Brasil, é preciso ficar atento a alguns cuidados para evitar desconforto e problemas de saúde durante as épocas mais quentes do ano. Saiba como deixar os ambientes da casa mais arejados:

1 – Prefira o branco
A cor branca, quando aplicada às paredes e cortinas, é uma ótima opção para refrescar a casa. Isso porque as cores claras refletem a luz, porém, não absorvem calor. Assim, o ambiente fica bem iluminado e fresco. Nas épocas de altas temperaturas, é interessante trocar as cortinas mais pesadas por peças leves, como voil. Dessa forma, a ventilação melhora e os espaços recebem luminosidade.

 

 

2 – Aproveite o ar refrescante da noite
À noite, a sensação térmica costuma ser mais refrescante. Então, para prolongar esse frescor ao longo do dia, deixe as janelas e cortinas abertas no período noturno. Logo pela manhã, feche as cortinas e mantenha o clima geladinho dentro da residência. Contudo, não se esqueça de providenciar uma tela de proteção contra insetos para evitar incômodos. Afinal, no verão a incidência de mosquitos e outras espécies é maior.

 

 

3 – Troque as lâmpadas
Substitua as lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes ou de LED. Essas duas alternativas são mais caras do que a convencional, mas não geram calor, economizam energia e duram mais.


4 -Use roupas de cama de tecido leve

Assim como as cortinas, as roupas de cama devem ser de tecido leve, tanto para melhorar a sensação térmica dentro da casa como para proporcionar conforto durante o sono. Prefira cores neutras e claras e material natural (algodão, linho, etc). Evite muitas almofadas e prefira um visual clean para favorecer a ventilação.

 

 

5 – Aposte em essências
Determinados aromas são capazes de deixar a casa arejada e com ar de frescor. Portanto, misture em 500 ml de água algumas gotas de óleo essencial de sua preferência (alecrim, lavanda, menta, limão ou eucalipto) e borrife nos ambientes várias vezes ao longo do dia. Quando for limpar a casa, misture a essência na água que será usada para higienizar o chão.


6 – Invista em plantas

As plantas auxiliam na umidade do ar e diminuição de temperatura. Use-as a seu favor e distribua vasos na casa para deixá-la arejada. No entanto, tenha cuidado ao escolher as espécies e adquira aquelas resistentes ao calor e ambientes fechados. Veja quais se adaptam bem a essas condições: pau dádua, zamioculca, camedórea, ráfis, lírio da paz.

 

 

7 – Instale ventiladores
Não abra mão dos ventiladores. Eles são simples de instalar no teto ou nas paredes e ajudam a arejar a residência. Caso você não queira ter um ventilador permanente, então opte por um modelo individual e de chão, que são práticos e podem ser transportados para diferentes cômodos da casa. Adotando medidas simples, é possível deixar a casa arejada e refrescante mesmo nas épocas de calor intenso. Desse jeito, a família se sente confortável!

 


 

8 – Deixe os estofados longe do sol
Durante o verão, é recomendado deixar os sofás e demais estofados longe da incidência dos raios solares e da luz direta. A radiação UV pode desbotar a coloração dos estofados, danificar a fibra têxtil e comprometer a madeira desenvolvida para a peça.

O ideal é reposicionar o móvel de forma que ele não fique em contato direto com todo esse calor e luminosidade. Caso não seja possível, invista em cortinas confeccionadas com algum tecido mais levinho, que protegem a peça sem deixar o ambiente abafado.

 


 

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?