Alimentos: saudáveis e muito interessantes

Alimentos: saudáveis e muito interessantes

Neste artigo uma série de curiosidades interessantes sobre diversos alimentos, confira:

Comer é uma das necessidades básicas das pessoas. É claro que todo mundo faz isso diariamente, mas quantos de nós sabemos exatamente o que comem — ou dão a devida atenção aos alimentos? Bem poucos, temos certeza. Por isso, hoje decidimos compartilhar informações curiosas sobre diferentes produtos que você provavelmente consome no dia a dia, mas dos quais seguramente possui pouca ou nenhuma informação.

 

1. As maçãs pertencem à família das rosas
Diversas frutas são parentes próximas das rosas: todas elas pertencem à família Rosaceae. Peras, ameixas e damascos são outros exemplos.

 

 

2. As amêndoas não são nozes
Tecnicamente, elas são frutos de casca dura provenientes da amendoeira. Isso as torna mais próximas de pêssegos, cerejas, ameixas e nectarinas.

3. O amor pelo café está em seus genes
Cientistas da famosa universidade de Harvard (EUA) identificaram seis tipos de genes responsáveis pela digestibilidade da cafeína e descobriram por que o café afeta as pessoas de maneiras diferentes. A culpa é dos genes, portanto. E, dependendo dessas características, apenas um gole dessa bebida pode fazer alguém se sentir novo e revigorado. Já outras pessoas precisariam de duas ou três xícaras para obter esse mesmo efeito.

 

 

4. As espigas sempre têm um número par de grãos
Uma espiga sempre contém um número par de fileiras, geralmente 16, e uma média de 800 grãos. O número de fileiras é sempre par porque as espiguetas do milho se originam em pares e cada uma delas produz dois flósculos (espécie de miniflor): um fértil e outro estéril.

5. As cenouras nem sempre foram cor de laranja
Centenas de anos atrás, as cenouras eram de cor amarela e lentamente, foram se tornando roxas. No século XVI, os agricultores holandeses, por meio de cruzamentos seletivos, produziram cenouras alaranjadas, alterando sua fórmula original para uma mais deliciosa.

 

 

6. Os morangos não são bagas
Bananas, kiwis, berinjelas e até pepinos são bagas, mas morangos, amoras e framboesas não são. Eles vêm de uma flor com mais de um ovário e, por esse motivo, são tecnicamente frutos agregados.

7. Os cogumelos contêm quitina (do mesmo jeito que os insetos)
Todos os cogumelos contêm um biopolímero especial chamado quitina. Essa substância é a mesma que endurece as asas dos insetos. É por isso que se deve evitar cozinhar demais os cogumelos, já que isso não faz muita diferença do ponto de vista de sua consistência. Você pode cozinhá-los por 3 minutos ou 3 horas e seu sabor e forma permanecerão relativamente inalterados.

 

 

8. O sanduíche foi inventado durante um jogo de cartas
O conde de Sandwich, John Montagu, jogava cartas o dia todo e a noite toda. Muitas vezes, ele tinha fome, mas não queria colocar suas cartas na mesa. Por isso, certa vez, ordenou que colocassem carne entre duas fatias de pão para poder comer o sanduíche com uma mão.

 

9. Cenouras baby são apenas cenouras normais “esculpidas”
As cenouras baby são produzidas a partir de cenouras normais que são descascadas e cortadas. Elas foram inventadas em meados da década de 1980, como uma maneira de usar vegetais deformados que antes eram jogados no lixo.

 

 

10. A pizza hawaiana foi inventada no Canadá
A ideia de colocar abacaxi na pizza surgiu com um imigrante grego chamado Sam Panopoulos em Ontário, Canadá, em 1962. A pizza foi batizada de “hawaiana” por causa da marca das frutas usadas para prepará-la.

11. O algodão-doce foi inventado por um dentista
Em 1897, o dentista William Morrison inventou a sobremesa Fairy Floss, atualmente conhecida como algodão-doce. Um pouco mais tarde, outro dentista patenteou uma máquina para produzir esse doce como você o conhece hoje. Um pouco irônico, já que o algodão doce não é nada saudável para os dentes, você não acha?

 

 

12. Um quarto de todas as avelãs do mundo é usado para fazer Nutella
Os amantes de Nutella em todo o mundo consomem tanto que algumas universidades já estão tentando cultivar avelãs em laboratórios para atender à crescente demanda por esse produto.

13. Tenha cuidado com as folhas de ruibarbo
O ruibarbo é um vegetal saudável: contém carboidratos, vitaminas, potássio e magnésio. No entanto, isso é válido apenas para seus talos. As folhas são muito saturadas com ácido oxálico, o que pode causar problemas estomacais e renais.

 

 

14. Sem moscas, não teríamos chocolate
Um certo tipo microscópico de mosca chamado midge poliniza a planta de cacau. Sem ela, a produção de chocolate não seria possível.

15. Os mirtilos podem quicar
Para saber se os mirtilos estão maduros ou não, os agricultores os largam e observam se quicam sobre uma tábua de madeira. Apenas frutos maduros possuem essa “propriedade”.

 

 

16. Se você é alérgico ao látex, não deveria comer mamão
Centistas revelaram que aqueles com intolerância ao látex também podem ser alérgicos ao mamão, juntamente com uma lista completa de outras frutas chamadas “de látex”.

17. Os limões sicilianos podem flutuar, mas o limão-taiti não
A densidade do limão siciliano é um pouco menor que a da água, motivo pelo qual essa fruta pode emergir na superfície de um copo com água. Já os limões-taiti geralmente afundam porque são mais densos.

 

 

18. Batatas cozidas são super saudáveis
Em que pese o fato de muita gente hoje em dia rejeitar o consumo de batatas por conta de sua grande quantidade de carboidratos, quando cozido esse tubérculo apresenta um índice glicêmico baixo, já que o amido é absorvido de forma lenta.

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?