Dia Mundial da Saúde

Confira a importância do Dia Mundial da Saúde e dicas para melhor cuidar da sua saúde
No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, uma data criada com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos vários aspectos que envolvem a saúde.
Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença , porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.
Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas sim através de qualidade de vida. Lembre-se de que qualquer mudança na rotina deve ser sempre repassada ao seu médico, para que ele possa opinar a respeito daquilo que você pode fazer ou não. Isso vale para qualquer alteração, desde a alimentação até a prática de atividades físicas.
Alimente-se melhor
O que a gente come é responsável pela nossa qualidade de vida e saúde. Se há um desalinhamento aí, todo o organismo também entra em desequilíbrio. Então, que tal reavaliar o cardápio? Não siga essa dica se baseando em “achismos”. É muito importante contar com a orientação do seu médico e de um nutricionista. Assim, será possível ter uma dieta pensada especialmente para o que o seu corpo precisa.
Faça check-ups regulares
Muitas doenças podem ser totalmente curadas se detectadas cedo, inclusive vários casos de câncer. Só que, para isso, você precisa fazer consultas regulares ao médico e realizar exames para se certificar de que está tudo certo. A melhor pessoa para determinar a regularidade desses check-ups é o seu próprio médico. Converse com ele sobre qual regularidade é recomendada para o seu caso.
Faça atividades fisicas
Caminhar, andar de bicicleta, em fim, movimente-se.
Pratique atividades intelectuais
O nosso cérebro é como um músculo, já que precisa ser exercitado periodicamente para que a sua qualidade de vida fique em dia.Para isso, é preciso programar uma rotina de exercícios, o que pode envolver diversas atividades, como: ler um bom livro, resolver quebra-cabeças, ir ao teatro, assistir filmes, entre outros.