Grandes dicas para decorar apartamentos pequenos

Grandes dicas para decorar apartamentos pequenos

Neste artigo, confira várias dicas para você que está construindo ou decorando seu apartamento

Um dos tipos de imóveis em alta no país são os studios, com plantas de aproximadamente 30 m² e ambientes integrados. Os apês de até 50 m², que oferecem preços mais atrativos e, comumente, condomínios com boa infraestrutura, também fatores que influenciam na escolha. No entanto, ao optar por um apartamento pequeno, é preciso tomar alguns cuidados no projeto e na decoração, a fim de otimizar os espaços, maximizar os ambientes e criar uma sensação de amplitude. A atenção ao decorar esse tipo de imóvel passa por todos os elementos do projeto, já que móveis, iluminação, cores e acabamentos são bons aliados para o melhor aproveitamento dos espaços. Confira as dicas do designer de interiores Régis Angelo:

 

 

1 – Coisas de mais, espaço de menos
Evite acumular coisas que ocuparão espaços preciosos. É importante manter nos ambientes apenas o que é essencial e indispensável. A máxima vale inclusive para objetos de decoração, livros, móveis, qualquer coisa que possa “roubar” espaço no apartamento ou passar a sensação de que o cômodo está entulhado ou abarrotado. Ambientes lotados não favorecem o conforto e a comodidade, além de deixarem a rotina desorganizada e estressante.

2 – Iluminação mal distribuída
Distribua bem a iluminação pelas superfícies. Para isso é possível utilizar arandelas, abajures e spots direcionáveis, por exemplo, que ajudam a distribuir os pontos de luz ao longo do ambiente e criam um efeito de amplitude.

 

 

3 – Fazer mudanças por conta própria
Investir em um projeto de arquitetura profissional e em marcenaria planejada é ideal para otimizar um apartamento pequeno, de modo que o resultado final seja bem dimensionado. Ou seja, a recomendação é evitar fazer coisas por conta própria, sem o auxílio de um design de interiores.

4 – Espaços preciosos
A integração dos ambientes é uma excelente solução, desde que funcione no dia a dia dos moradores. A sala de jantar e a cozinha, por exemplo, podem estar conectadas, facilitando, inclusive, as refeições. Além de derrubar as paredes, usar o mesmo piso é um recurso que ajuda nessa conexão.

5 – Marcenaria planejada
Os móveis planejados podem entregar soluções quase milagrosas em alguns casos. Além de promover o melhor aproveitamento do espaço, a marcenaria também agrega estilo e beleza ao projeto.

 

 

Ao contar com um bom parceiro, é possível, por exemplo, criar sapateiras atrás das portas, pequenos nichos em áreas elevadas e outros móveis e estruturas funcionais. Uma dica interessante é fazer os armários da cozinha e do quarto com altura até o teto, mais uma fim de criar a sensação de amplitude. Além disso, vale apostar em móveis multiuso, principalmente em cômodos menores, que necessitam de organização. Algumas opções são banquinhos, mesas, armários, sofás-camas e baús multiuso.

 

 

6 – Seu “ jardim” particular
A decoração com plantas traz mais vida ao ambiente e fica ainda mais bonito, inclusive em apartamentos:
Para decorar pequenos espaços com plantas, o segredo está na escolha das plantas, no local onde elas serão colocadas e qual o porte do vaso que a planta estará. Vale lembrar que já existem sementes e plantas que não crescem muito, específica para um jardim vertical ou para uma sacada. Além disso, vale dizer que várias adaptações podem ser feitas para você ter o verde da natureza nos ambientes do seu apartamento.

Para você adaptar o espaço para receber as suas plantinhas basta usar prateleiras, assim você conseguirá criar um espaço para as plantas e o ambiente poderá ter um ar mais clean! Para este tipo de adaptação você pode usar várias plantas como cactos, suculentas, entre outras plantas de pequeno porte que não são muito pesadas. Temos que pensar que as prateleiras geralmente também são artigos decorativos e apesar de serem projetadas para suportar peso existe um limite. Portanto, foque em plantas de fácil acomodação e que não sejam pesadas, assim você conseguirá decorar o ambiente com as plantinhas sem correr o risco de acidentes.

Se você tem um espaço pequeno a sujeira pode ser sua inimiga, portanto pense neste detalhe quando for colocar suas plantinhas nos ambientes da casa. Utilize um pratinho plástico ou até mesmo um cachepot para acomodar a sua planta decorativa muito bem. Por isso, se quer sempre o ambiente organizado e limpinho, incorporando plantas na decoração, dicas como essa são fundamentais para você dar o primeiro passo.

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?