Marcenaria: da tradição a modernidade da personalização

Marcenaria: da tradição a modernidade da personalização

Confira neste artigo, a tradição da marcenaria e quando é comemorado sua data.

O dia 19 de março é dedicado a uma das profissões mais antigas e importantes do mundo: a marcenaria, base da indústria moveleira como a conhecemos hoje. Por isso mesmo, entender sua evolução é compreender melhor, também, os caminhos do setor de móveis. Essa modernização da marcenaria tem sido marcada por diversos fatores, que têm contribuído para o desenvolvimento da área, bem como para a criação de peças cada vez mais sofisticadas e diferenciadas, ao mesmo tempo em que são fabricadas com mais precisão, rapidez e economia.

 

 

Com a incorporação de novas tecnologias, portanto, a marcenaria moderna tem integrado a cada dia mais os avanços da grande indústria. Mas, claro, essa integração não se trata de uma via de mão única, com a tendência por personalização e customização exigindo que a produção em larga escala se volte também cada vez mais à essência do ofício de fabricação de móveis sob medida. Isso, como reflexo do desejo do consumidor por peças que reflitam sua personalidade, bem como otimizem espaço, sejam multitarefas, respeitem o meio ambiente e conversem com tendências globais de design, agora que somos cada vez mais expostos a tudo que acontece no mundo, muitas vezes sem sequer sair de casa. Entre os fatores que sustentam esse movimento está o fato das pessoas valorizarem cada vez mais o seu tempo em casa, uma das características pós-pandemia, e de quererem mais conforto e bem-estar.

 

 

Com os consumidores buscando, portanto, soluções personalizadas para espaços que devem ser cada vez mais otimizados para receber e atender as mais diferentes tarefas. Outro fator é a crescente preocupação com a sustentabilidade. Questão que levou a um aumento na demanda por móveis personalizados e de qualidade, além de proporcionar oportunidades para novos negócios e investimentos na área. Graças ao avanço industrial, marceneiros modernos têm à disposição uma grande variedade de equipamentos, como serras circulares, tupias, plainas, lixadeiras e furadeiras, entre muitos outros. Além disso, máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado) permitem que os marceneiros cortem e usinem peças de madeira com precisão e rapidez, aumentando a eficiência, reduzindo o tempo de produção e agregando valor ao móvel. As máquinas de corte a laser, por exemplo, são capazes de cortar peças de madeira com uma precisão de até um décimo de milímetro, o que é muito mais preciso do que seria possível com ferramentas manuais.

 

 

No quesito sustentabilidade, a tecnologia digital permite um uso mais eficiente da matéria-prima, reduzindo o desperdício de madeira e outros materiais. Além disso, a automação produtiva pode ser ajustada para minimizar o impacto ambiental, reduzindo o uso de energia e água. Os materiais utilizados também evoluíram. Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de materiais econômica e ambientalmente mais adequados, além de oferecerem maior flexibilidade de manuseio e muito mais variedade de cores, texturas e padrões sem onerar a produção.

 

 

Embora a madeira continue a ser a principal matéria-prima mais utilizada na produção de móveis, materiais como MDF, compensado, polímeros, rochas e metais, têm sido cada vez mais aplicados na concepção de mobiliário, componentes e itens de decoração. Para continuar evoluindo, então, a marcenaria precisa continuar a investir em tecnologia e inovação. A integração de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a robótica, pode levar a marcenaria a novos patamares de eficiência e inovação. Ao mesmo tempo, a grande indústria deverá incorporar cada vez mais técnicas e detalhamentos tradicionais para criar soluções que atendam a demanda por personalização e customização. Nos dois sentidos, o design deve continuar a suportar e a acompanhar as tendências e demandas do mercado, criando peças funcionais, elegantes e adaptáveis. Com a combinação de habilidades manuais e automação, portanto, estendendo-se por toda a cadeia e resultando numa integração essencial para o futuro do setor moveleiro como um todo, do sob medida ao seriado.

 

 

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?