Dia da árvore

Dia da árvore

Estamos próximo do DIA DA ÁRVORE, confira a importância desta data para nossa civilização, bem-estar, qualidade climática entre outros fatores.

A data tem como objetivo criar uma conscientização na sociedade acerca da importância das árvores para o planeta. Com isso, espera-se que também haja uma maior preocupação com a preservação. A data comemorativa foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê-amarelo – árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira. Entre os meses de agosto e setembro é possível ver o desabrochar de suas flores, coincidindo com o Dia da Independência do Brasil.

As árvores são o maior símbolo da natureza, produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para os animais. Existem espécies arbóreas frutíferas, que alimentam seres humanos e animais também. Além de fornecerem a madeira para a fabricação de móveis e de casas. A celulose extraída dos eucaliptos é utilizada para a produção de papel e outras espécies podem ser usadas na indústria farmacêutica. A preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Esta data deveria servir para celebrar os esforços em proteger os recursos naturais, pois os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza.

 

 

Temos motivos para comemorar esta data?
Desde o início do ano, foram registrados milhares de focos de incêndio no Brasil, o Pantanal e a Amazônia queimam dia e noite sem parar, e dizem que até o fim deste século eles não existirão mais, neste sentido podemos acreditar que nossos filhos e netos não vão ver a garça branca voando no entardecer, nem a siriema piando no pasto, nem mesmo as araras gritando no céu, muito menos a onça pintada símbolo do nosso país?

Que tristeza me dá só de pensar que nossas futuras gerações não vão conhecer o canarinho amarelo, nem o tuiuiú, nem o tucano, nem mesmo capivara ou macacos pulando de galho em galho. Os incêndios deste ano de 2024 foram considerados a maior catástrofe ambiental que este bioma já sofreu. A consequência destas queimadas tem atingido outras cidades do país. Fica muito difícil de entender, ao mesmo tempo que todo mundo reclama do calor excessivo, da falta de água, da falta de sombra, poucos reciclam seu lixo , plantam árvores, e respeitam a natureza.

 

 

Preservar a natureza é muito mais que plantar uma florzinha no penico!
Você não precisa fazer grandes ações para ajudar na preservação da natureza, com pequenas atitudes podemos inspirar nossa família e vizinhos a criar uma grande rede de pessoas preocupadas em fazer a diferença, lembrando que o esforço deve ser contínuo e diário.

 

● Separe o lixo de sua casa, crie um espaço no bairro para o lixo orgânico.
● Não jogue lixo na rua nem em lugares inadequados.
● Respeite as nascentes e rios não jogando lixo.
● Use menos plástico.
● Economize energia elétrica.
● Ensine seus filhos e faça dessas pequenas ações um hábito na vida deles.
● Sempre que puder recolha o lixo que encontrar descartado inadequadamente.
● Não corte árvores.
● Não coloque fogo em lixo, terrenos e em reservas.

 

 

 

DENUNCIE !!!!!
Caso veja alguém cometendo algum crime ambiental denuncie através do telefone 190 da Polícia Militar, pois compactuar também é crime.

Se a gente não mudar esta realidade imediatamente, vamos sofrer muito com doenças e pragas que vão invadir o mundo cada vez mais, depois não adianta lamentar.

Para incentivar os leitores a realizar pequenas ações que podem mudar esta realidade deixo aqui um convite.

Vamos fazer uma reflexão.
Até que ponto somos vítimas?
Até que ponto somos culpados?

VIVA O DIA DA ÁRVORE

Print Friendly, PDF & Email
Rosangela Politano

Rosangela Politano

Produtora Cultural, Empreendedora, Diretora do Projeto Cor-Ação, Artista Plástica, Ilustradora, Pesquisadora de Cultura Tradicional e Curadora. (@rosangelapolitano)

2 comentários sobre “Dia da árvore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?