Saúde-Autocuidado: corpo e mente em equilíbrio

Saúde-Autocuidado: corpo e mente em equilíbrio

Neste artigo, ótimas dicas para cuidar de sua saúde, corpo, mente em equilíbrio, confira:

Atualmente conseguir conciliar trabalho, estudo, rotina doméstica e os cuidados com o corpo e a mente pode, à primeira vista, parecer impossível. Por isso, a REVISTA DESTAQUE DIGITAL conversou com especialistas para apontar passos essenciais para quem quer levar uma vida mais equilibrada.

 

Faça exercícios físicos
Mexa-se. Só de você não ser sedentário já está mil pontos à frente da pessoa sedentária. O sedentarismo não pode acompanhar o ser humano. O primeiro passo é, literalmente, despertar.

O simples fato de colocar o telefone longe da cama, para poder levantar e começar a mexer o corpo, já gera uma mudança de estímulo. Começar a atividade física pela manhã ajuda a melhorar os hábitos — gasto calórico basal, déficit de atenção, raciocínio, hormônios que são liberados no dia a dia. O importante é buscar orientação profissional e ir devagar. Mesmo assim, não demora para os primeiros resultados aparecerem.

Não dá para começar correndo 5km, o ganho é gradativo. Mas com três ou quatro semanas já dá para melhorar o sono, a disposição e a atenção.

Para criar o hábito estabeleça metas semanais, para não deixar a empolgação da segunda-feira morrer na quarta. Outro modo de manter o compromisso é fazer exercício junto com um amigo. Quando você marca na agenda, com outra pessoa, para desmarcar é muito mais complicado.

 

 

Alimente-se bem
Beber água. Toda a filtração do sangue é pelos rins, e beber água ajuda a eliminar as toxinas. Em segundo lugar, é essencial evitar produtos industrializados. O ideal é diminuir o consumo de processados, embutidos, A solução é comer comida de verdade. Descascar mais, desembalar menos.

Para quem tem condições e quer procurar um profissional, o mais indicado é o nutricionista. Um dos problemas para ter uma alimentação saudável é, justamente, a cultura da dieta,
O brasileiro faz dietas de forma crônica e de algumas vezes até recreativa. É uma coisa alarmante a banalização da dieta no Brasil. Não entendem que estão mexendo com coisa muito séria — que é o metabolismo, o corpo.

 

 

Cuide da saúde mental
As intervenções tradicionais — como a psicoterapia ou a psicanálise — podem ajudar a prestar mais atenção às próprias emoções, pensamentos ou padrões de comportamento. Normalmente (a hora de buscar ajuda para lidar com as emoções) é aquela quando a pessoa percebe que não está dando conta sozinha — não consegue trabalhar, não consegue se relacionar, está se afastando, se isolando. Não começa mais a ser como era normalmente.
Mas a terapia não é a única forma de “olhar para dentro de si”. Outras práticas que podem ajudar como a meditação. Ela trabalha o ritmo mental e da conta de pensamentos, emoções, conflitos, que muitas vezes a gente não presta atenção — vai empurrando com a barriga, não olha nunca, e acaba tendo crise de pânico, depressão.
Além das terapias, é interessante, também, desenvolver interesses além do trabalho ou da família.

 

 

Faça uma consulta médica
Além de adotar bons hábitos, fazer um acompanhamento médico pelo menos uma vez por ano também é recomendável.
Na primeira consulta, se tiver a necessidade de um especialista, ele vai encaminhar. Muitas vezes o paciente não tem discernimento para saber qual o especialista correto.
Além dos exames de rotina — sangue, fezes e urina — a recomendação médica é de que homens façam exames de próstata a partir dos 40 anos e as mulheres, o papanicolau, a partir dos 25.

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Malaquias

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