A força do Turismo no Mundo

A força do Turismo no Mundo

Confira neste artigo quando se comemora do Dia Mundial do Turismo e conheça sua força global e na nossa região.

O Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas, e a sua celebração teve início no ano de 1980. O dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro 1970.

 


A decisão foi tomada na Assembleia Geral da OMT, que aconteceu na cidade de Torremolinos, na Espanha, no ano de 1979. De acordo com a própria organização, além dessa data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades da OMT, ela é significativa por indicar o final da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e também o início da alta temporada no Hemisfério Sul.

 


O objetivo do Dia Mundial do Turismo é ressaltar a importância dessa atividade em seus mais diferenciados aspectos sociais, culturais e econômicos. Mais recentemente, discute-se também o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, todos os anos, a OMT leva atenção a um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual.

 


Para que possamos ter uma dimensão de como as atividades associadas ao turismo reverberam na vida cotidiana, no desenvolvimento econômico de uma determinada localidade e sobretudo na natureza, basta vermos alguns dos últimos temas atribuídos ao Dia Mundial do Turismo:

 

 

Crescimento inclusivo (2021); Desenvolvimento rural (2020); Geração de empregos (2019); Sustentabilidade e transformação digital (2018); Turismo sustentável e desenvolvimento (2017);Acessibilidade universal (2016); Desenvolvimento comunitário (2015); Turismo e a água: proteção do nosso futuro em comum (2014); Energia sustentável (2013).

 


O turismo é considerado uma atividade econômica alocada no setor terciário da economia. Estudos recentes mostram como essa prática tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que o turismo envolve tanto os estabelecimentos e serviços diretamente associados a ele, como de hotelaria e transporte, quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas. Sendo assim, o turismo é muito importante para a geração de receita para uma determinada localidade, movimentando diversos setores e atividades da economia, além de contribuir com a geração de empregos.

 

 

A importância do turismo reside também na conservação de espaços e monumentos históricos e na criação de infraestrutura física e realização de melhorias naquelas já existentes, como ruas, parques, avenidas, praças e canteiros. Isso fomenta a recepção de viajantes e pode beneficiar, por extensão, a população que vive em áreas ou cidades turísticas.

 

 

Do ponto de vista do indivíduo, a prática do turismo permite o conhecimento de novos lugares, o contato com culturas diferentes e a imersão em contextos sociais que distam daquele com o qual estamos habituados, contribuindo em muito para a formação e desenvolvimento pessoal.

 

 

Levando em consideração os principais destinos turísticos mundiais, têm destaque as cidades e países da Europa, notadamente a França e a sua capital, Paris, e Londres, na Inglaterra. A Ásia é também um dos continentes mais visitados do mundo, com intenso fluxo de turistas em Hong Kong, Bangkok (Tailândia), Macau (China) e Singapura.

O Brasil recepciona somente 0,5% dos turistas do mundo, sendo mais comum no país o turismo doméstico, isto é, aquele realizado pelos próprios brasileiros de um local a outro dentro do território nacional. Os estados do Sudeste são aqueles que mais recebem e de onde partem os visitantes; em segundo lugar, está a região Nordeste. Já os turistas estrangeiros vêm sobretudo da América do Sul – de países como Argentina, Paraguai e Chile – e dos Estados Unidos. Os destinos favoritos são Rio de Janeiro e Búzios (RJ), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo (SP).

 

 

Viagens e deslocamentos temporários de pessoas sempre fizeram parte da história da humanidade. Em função disso, é difícil determinar o surgimento, de fato, do turismo enquanto prática recreativa. Ainda assim, o inglês Thomas Cook é referenciado como o pioneiro das agências de viagem, tendo criado o seu próprio estabelecimento no início do século XIX e, em função disso, recebendo a alcunha de pai do turismo moderno.

 

 

Pesquisadores da área reportam, entretanto, que as viagens turísticas são registradas pelo menos desde o Antigo Egito, quando as pessoas visitavam outros locais com o propósito de acompanhar grandes eventos ou mesmo por questões de lazer, religiosas ou para conhecer novos lugares. Na Grécia Antiga, por sua vez, tem-se nos primeiros Jogos Olímpicos um dos principais atrativos turísticos que motivaram um intenso fluxo de visitantes ao país.

Se você quer “turistar” em uma das mais belas regiões do Brasil, no interior de São Paulo estão localizadas as cidades que formam o Circuito das Águas Paulista(www.circuitodasaguaspaulista.com.br)

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?