Saiba qual e o dia do médico e confira dicas de saúde

Em homenagem ao Dia dos Médicos, consultamos alguns para nos receitar algumas dicas para manter a saúde sempre em dia:
No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, um profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina. O médico é o profissional responsável por descobrir as enfermidades que atingem determinado paciente, fornecendo suporte e indicações adequadas para que haja a cura. É ele também o responsável por indicar formas de prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa ter uma vida mais saudável.
A medicina, sem dúvidas, é uma das áreas do conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Para ser um bom médico, é fundamental um investimento constante em aperfeiçoamento, ficando sempre informado a respeito das novas descobertas científicas, conhecendo novos tratamentos e exames, além de estar atento às novas doenças que surgem a todo tempo.
Alimente-se bem
Uma alimentação balanceada, rica em legumes, frutas e verduras, vai proporcionar o aporte necessário de nutrientes para o corpo, o que vai ajudar em todas as suas funções biológicas. Além disso, uma boa alimentação é o caminho para a manutenção de um peso saudável. É importante lembrar que o excesso de peso aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e problemas ortopédicos, respiratórios, entre muitos outros.
Evite o sedentarismo
A prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol LDL, diminuir a ansiedade e o estresse, regular a produção de insulina, controlar a hipertensão e, claro, aumentar a disposição e energia. Tente praticar exercícios 3 vezes por semana e veja a mudança na sua saúde!
Tenha boas noites de sono
Além de relaxante, uma boa noite de sono permite que o corpo e a mente descansem adequadamente, garantindo que suas energias se renovem para o dia seguinte. Durante as diferentes fases do sono, o corpo passa por diversos processos que incluem: restauração de tecidos, aumento da massa muscular, liberação do hormônio do crescimento (GH) e consolidação da memória e do aprendizado. É recomendado que um adulto durma, em média, 8 horas por noite.
Reduza o estresse
Além de ocasionar o desgaste físico e mental, o estresse excessivo pode levar ao aparecimento de doenças psicológicas e elevar o risco de complicações cardiovasculares. Entre os principais sinais do estresse estão alterações de humor, mudanças de apetite, ansiedade, problemas de atenção e sensação de desgaste constante. Invista em momentos de lazer, pratique hobbies prazerosos e procure ajuda médica para o controle do estresse.
Tenha um acompanhamento médico regular
Etapa fundamental para a manutenção da saúde, o check-up junto ao médico deve ser um costume adotado por todas as pessoas – e não somente em casos de doenças. A frequência do acompanhamento médico pode variar de acordo com a faixa etária e demais fatores de risco. Também devem ser periódicos os exames de rotina, que podem incluir análises laboratoriais e exames de imagem.