Sinais de Problemas no Radiador do Carro: Como Identificá-los
Conheça alguns dos principais sinais que indicam problemas no radiador do carro
Manchas sob o veículo – tenha o hábito de checar se, quando você sai da garagem, há manchas na região onde o capô estava estacionado. Afinal, geralmente, a presença de marcas verdes ou avermelhadas está associada ao vazamento do líquido do sistema de arrefecimento.
Dessa maneira, a mangueira ou a junta tem chances de estar danificada. Ademais, a própria estrutura do radiador pode estar trincada, permitindo a passagem desse líquido.
Aproveite para verificar se o nível do produto está abaixo do recomendado no compartimento. Ou seja, caso tenha preenchido a peça há poucos dias, porém, percebeu que o conteúdo foi reduzido rapidamente, possivelmente o vazamento vem dali. Seja qual for o motivo, é imprescindível realizar a manutenção quanto antes com o intuito de evitar o superaquecimento do motor.
Anormalidade no desempenho – Ao mesmo tempo, quando o radiador do carro apresenta problemas, você consegue sentir que o desempenho dele está abaixo do normal. Nesse sentido, não apenas a velocidade, como também o tempo de resposta durante as acelerações não condizem com o padrão do veículo.Além disso, o motor pode falhar durante o funcionamento, algo que pode ser percebido através de vibrações ou solavancos.
Superaquecimento do motor – Com toda a certeza, visto que a função do sistema de arrefecimento é evitar o calor excessivo do propulsor, quando há um superaquecimento significa que um dos componentes não está desempenhando a sua função como deveria. Inclusive, algumas partes do motor apresentam temperaturas mais elevadas do que outras, sugerindo uma distribuição inadequada do líquido de arrefecimento. Logo, as soluções para esse tipo de problema vão desde a limpeza do sistema até a substituição de componentes danificados, como o radiador do carro. Os mecânicos também podem ajustar a distribuição do líquido de arrefecimento.
Cheiro de queimado associado a barulhos estranhos – Por fim, a presença de sons incomuns provenientes do motor pode ser um sinal de alerta. Tais ruídos tendem a indicar a presença de ar acumulado no sistema de refrigeração ou até mesmo a falta de líquido de arrefecimento.
Além deles, você possivelmente sentirá um cheiro de queimado, também originado na região do motor. Esse odor característico muitas vezes é decorrente do superaquecimento, podendo se manifestar tanto dentro quanto fora do veículo. Inegavelmente, são sintomas que manifestam urgência na resolução do defeito, evitando estragos mais graves.