Semana Nacional do Trânsito enfatiza mensagem por mais conscientização e segurança
Confira neste artigo, a importância da conscientização sobre o Trânsito, assim podemos ter mais paz e tranquilidade no dia a dia e nas viagens.
Em 25 de Setembro é comemorado o Dia do Trânsito. Por isso, entre os dias 18 e 25 é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao longo de todo o ano, mas com maior ênfase neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensificam ações de educação, fiscalização e engenharia, buscando tornar nossas vias mais seguras e ambientalmente sustentáveis.
Simultaneamente a este período, acontece a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta para esse ano educativas deste ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.
As principais ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), destacando a proteção dos mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade. Essas são as bases para as atividades promovidas ao longo da semana, reforçando a importância de um trânsito mais humano e seguro.
DICAS PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO:
1 – Faça revisões periódicas em seu veículo
2 – Use sempre cinto de segurança
3 – Esqueça o celular enquanto estiver ao volante
4 – Se beber, não dirija
5 – Mantenha distância do veículo da frente
6 – Respeite os limites de velocidade
7 – Respeite a sinalização
8 – Sinalize corretamente
9 – Veículos maiores cuidam dos menores
10 – Não responda a provocações
Caso você seja desafiado no trânsito, ou receba qualquer tipo de provocação, apenas ignore. Lembre-se de que gentileza gera gentileza. Portanto, mesmo que o outro condutor não seja gentil, retribuir com grosserias no trânsito não fará com que ele mude de postura.