Chuvas fortes e calor: confira dicas para se proteger na Primavera.

Chuvas fortes e calor: confira dicas para se proteger na Primavera.

Primavera chegando e junto com ela calor e fortes chuvas, neste artigo trouxemos muitas dicas para sua proteção, confira:

A primavera chega oficialmente ao Hemisfério Sul no dia 22, marcando o início de um novo ciclo climático que promete oscilar entre chuvas fortes e ondas de calor, confira:

Segundo o Clima Tempo, é uma estação de transição do período seco, que é o inverno, para o período úmido, o verão. Para a maioria dos estados brasileiros, a primavera significa dias de calor e aumento gradual da frequência de eventos de chuva. As pancadas de chuva à tarde e à noite vão ficando cada vez mais frequentes e generalizadas a medida que a atmosfera vai ganhando umidade e a circulação de vento sobre a América do Sul distribui esse ar úmido pelo Brasil.

 

 

A passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste é comum e alguns sistemas ainda podem ter intensidade moderada a forte, causando um resfriamento bastante acentuado, porém em geral por poucos dias.A atuação de massas de ar frio de origem polar sobre o Brasil na primavera é mais comum na região Sul, em partes do Sudeste, com menos frequência em partes da Região Centro-Oeste e raramente conseguem provocar friagens na Região Norte

 

 

La Niña na primavera

Os principais centros de monitoramento do clima global já consideram a formação do fenômeno La Niña no decorrer da primavera de 2024. A estiagem deste ano começou mais cedo e isto é parte da causa do aumento dos incêndios florestais que estamos observando no final do inverno.

 

 

O retorno da chuva regular é muito esperado agora, não só para ajudar a apagar esses incêndios, mas para refazer a umidade do solo, para que se possa iniciar o plantio das nova safra agrícola. A chuva do verão 2023/2024 ficou abaixo do desejado e o Brasil começa a sentir os efeitos dessa estiagem prolongada e do calor intenso.

Em ondas de calor como a que atinge o Brasil nesta Primavera, a recomendação de especialistas é evitar ao máximo a exposição ao sol e ao calor, em especial entre 10h e 16h, Em temperaturas altas, pode parecer uma ideia procurar algum lugar para se refrescar. Mas piscinas, praias e cachoeiras não são considerados portos seguros quando o termômetro dispara. A recomendação é evitar esses locais nos horários de maior calor.

 

 

Outras formas de reduzir os riscos do calor extremo são:
Evitar as atividades ao ar livre, especialmente durante o período mais quente do dia;
Usar roupas leves e de cores claras para aumentar a evaporação do suor, a principal maneira de o corpo se resfriar;
Beber água fresca ao longo do dia, em vez de grandes quantidades de uma vez só. Uma dica para saber se a hidratação está adequada é a cor do xixi. Ele deve estar transparente. Se estiver amarelo, é sinal de que a ingestão de água não está adequada; Use protetor solar;
Use chapéus e óculos escuros (especialmente pessoas de pele clara);

 

 

Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;
Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados;
Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;
Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar;
Abra as janelas durante a noite;
Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas;
Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água;
Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça;
Se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível e meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar;
No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Malaquias

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de rádio veiculado na Mídia Fm 87,5 todo Sábado das 13h as 17h - www.midiafm.com.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?