Saiba quais sinais que as válvulas do carro estão desreguladas e o que fazer
Confira neste artigo, dicas super importantes para seu veículo, para saber como as válvulas estão desreguladas e o que você deve fazer
O que é a válvula do carro
O comando de válvulas fica junto ao motor e nem sempre recebe a atenção merecida pelos motoristas. Fumaça, ruídos, perda de potência: tudo isso pode ser consequência de problemas nesse conjunto de peças que são fundamentais para o funcionamento do veículo.
Separamos os principais sintomas que o carro apresenta quando alguma falha está ocorrendo nas válvulas:
1. Ruídos: O som leve, semelhante ao barulho de uma máquina de costura, indica que a válvula necessita de um ajuste ou que pode estar solta.Se os ruídos forem mais fortes, isso pode indicar que a peça está desgastada ou danificada e, nesse caso, é indicado que a troca seja realizada.
2. Fumaça: A primeira peça a ser verificada é a válvula, já que, quando ela está com problemas na vedação, o excesso de óleo passa pelo sistema, ocasionando a fumaça.
3. Perda de potência do motor: Vários são os problemas no veículo que apresentam a perda de potência como sintoma, porém, se ela estiver acompanhada de ruídos ou de fumaça, é um sinal de que pode haver uma desregulagem ou falha nas válvulas.
4. Aumento no consumo de combustível: Quando você escuta barulhos, percebe a fumaça no cano de escape somente quando liga o veículo e ainda nota que o carro está consumindo mais combustível, esse é um sinal claro de que o comando de válvulas do motor está danificado.
5. Aquecimento do sistema: – Quando o comando da válvula de carro apresenta algum tipo de falha, o motor precisa aumentar a pressão e sobrecarrega o trabalho para chegar à potência necessária. Com isso, pode gerar um superaquecimento do sistema, que leva à parada do veículo.
Como evitar problemas com as válvulas
Um dos maiores causadores de problemas com as válvulas do veículo é o óleo. A sujeira e os baixos níveis podem danificar ou desgastar as pontas da peça. Com isso, elas podem ser bloqueadas ou não funcionarem da maneira correta.
Troca de óleo: Obedeça às indicações do fabricante do óleo que você utiliza. Via de regra, a troca acontece a cada 10 mil quilômetros ou no prazo de seis meses. Use o tipo de óleo mais indicado para o seu veículo de acordo com o manual da montadora. Faça a substituição correta do filtro de óleo a cada duas trocas para evitar o acúmulo de resíduos.
Regulagem das válvulas: A cada revisão, verifique se as válvulas estão apertadas ou podem estar com algum tipo de folga. As peças precisam estar ajustadas para evitar vazamento de óleo e aquecimento do motor durante o uso.
Quando os sinais não são levados em consideração e o motorista continua forçando o veículo sem verificar os problemas, possivelmente ele causará danos graves ao motor. A pressão alterada pode levar o veículo a parar por um bloqueio parcial ou total dos componentes desse item.