Junho: Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis

Junho: Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis

As férias estão chegando, hora de dar aquela conferida no seu veículo antes de partir para a viagem, confira dicas importantes neste artigo.

Por ser o mês que antecede as férias escolares de julho e também visando conscientizar motoristas sobre a importância da manutenção preventiva, que garante um trânsito mais seguro, algumas cidades brasileiras adotaram junho como o “Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis”. Em São Paulo, por meio de projeto de lei municipal, a data faz parte do calendário oficial desde 2007.

A idade média da frota brasileira aumentou nos últimos anos, cerca de 43 milhões de veículos leves e pesados em circulação, tem idade média acima de nove anos. Veículos com até cinco anos, correspondem a 34% da frota; o número sobre para 49% de seis a 10 anos; 15 a 20 anos somam 13% e acima de 20 anos 4%.

Para o SINDIREPA – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios – os acidentes causados por falha mecânica estão invisíveis aos nossos olhos. No Brasil eles matam 40 mil pessoas por ano e, metade deles tem como causa alguma falha mecânica. Todo motorista deve ter cuidados básicos com seu veículo, para garantir o bom funcionamento, consequentemente oferecer mais segurança a todos.

 

 

Para o empresário Reinaldo Keller, do Auto Posto Morena da Fronteira, este é um período ideal para se realizar a revisão do veículo, porque muitos estão se preparando para as férias de Julho. Antes de pegar a estrada com a família ou os amigos, alguns cuidados simples muitas vezes evitam aquela parada indesejada no acostamento à espera de socorro.

 

Confira alguns itens essenciais que precisam de manutenções preventivas:

– Pneus: São eles que mantém o carro em contato com o solo, então é importante que estejam em perfeitas condições de uso. A calibragem errada influencia no desgaste dos pneus e no aumento do consumo de combustível. Calibre a cada 10 dias, preferencialmente com pneus frios e sempre observe a pressão indicada no manual do proprietário, nas etiquetas colocadas nas laterais das portas ou tampa do tanque de combustível. Não esqueça do estepe e leve em consideração as condições de carga.

– Suspensão e Alinhamento: Em conjunto com os pneus promovem a boa dirigibilidade do carro. Veículo desalinhado provoca instabilidade e insegurança, principalmente nas curvas. Procure sua oficina de confiança e agende uma inspeção – preferencialmente deve ser realizada a cada 15 mil quilômetros – ou em uma situação especial, como ter sofrido um baque violento ao passar por um buraco.
Sistema de Freios: Cheque discos, pastilhas, tambores e fluido. Vazamentos indicam defeito no sistema. Por isso, se o nível estiver baixo, leve o carro ao mecânico.

– Bateria: Peça bastante exigida, precisa de um diagnóstico assertivo. Algumas oficinas oferecem um teste que informa o tempo de vida útil da bateria e condições do alternador.
Palhetas: Chuva ou cerração podem exigir o uso do limpador de para-brisa, então verifique as palhetas. Se o carro estiver parado por muito tempo e ou acumulando poeira, as palhetas podem estar enferrujadas e ou ressecadas. Procure limpar o vidro com um pano úmido, retirando todas as impurezas. Se sua palheta estiver de fato com problema, busque um especialista, que possa fazer a regulagem de seus braços de fixação.

Óleo – É preciso trocar o óleo lubrificante e o filtro conforme os períodos definidos pelas montadoras de veículos, que geralmente é de seis meses ou a cada 10 mil quilômetros percorridos. Caso essa troca não seja realizada, podem acontecer muitos danos ao motor, o que certamente resultará em prejuízos financeiros.

Combustível – Embora não entre necessariamente em uma manutenção, essa medida pode e deve ser adotada por todos os condutores como ação preventiva. Procure abastecer seu veículo somente em postos registrados com o selo da ANP.Existem grupos nas redes sociais que relatam postos que vendem combustíveis irregulares. Para evitar problemas, procure conhecê-los. Gasolina e etanol “batizados” com querosene ou água podem trazer problemas irreversíveis ao motor, acarretando grandes prejuízos.

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?