A história do Hambúrguer

A história do Hambúrguer

Neste artigo trazemos a história do Hambúrguer e a data a qual é comemorado o seu dia, confira:

Apesar de ter se popularizado nos Estados Unidos e se espalhar pelo mundo a partir de então, o hambúrguer não é uma criação norte-americana. A ideia teria vindo dos cavaleiros Tártaros por volta do século 17 e 18, período em que invadiram a Europa.

 

 

Esses guerreiros costumavam moer as carnes mais duras, de modo a torná-las mais agradáveis para comer. Existe, inclusive, uma lenda que afirma que os cavaleiros tártaros colocavam as carnes sob a cela dos cavalos para amaciá-las enquanto cavalgavam.

 

 

Não demorou muito para que a invenção chegasse ao conhecimento dos alemães, que incorporaram essa carne moída e achatada à sua alimentação. Apenas na metade do século 19 o hambúrguer foi levado às Américas por imigrantes alemães. Por terem embarcado no porto de Hamburgo, a carne passou a ser chamada de hamburg steak — bife de Hamburgo.

 

 

Foi nos Estados Unidos que surgiu a ideia de acrescentar pão à carne. Com o passar do tempo, também o incrementaram com queijo, molhos e saladas, transformando o hambúrguer naquilo que conhecemos hoje. Não demorou muito para a iguaria ganhar as lanchonetes e se espalhar pelo mundo.

 

DIA INTERNACIONAL DO HAMBÚRGUER

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer foi 28 de maio. A explicação da data é que foi nesse dia, no ano de 1904, que ocorreu a feira mundial de Saint Louis, nos Estados Unidos.

 

 

Essa foi a primeira vez em que o hambúrguer, de fato, foi apresentado oficialmente ao público, sendo o primeiro passo para a sua popularização. A partir da Feira de Saint Louis, o hambúrguer passou a ser visto como um alimento para se comprar, lanchar com os amigos e comercializar.

 

 

Essa mudança de hábito no consumo do lanche fez com que ele deixasse de ser apenas algo para ser feito em casa. A partir de então, ele se transformou numa febre de consumo, passando a ser vendido em lojas exclusivas, criando assim o conceito de hamburgueria.

 

 

DIA DO HAMBÚRGUER NO BRASIL
No Brasil, o Dia do Hambúrguer é comemorado na mesma data que do calendário internacional. A iguaria chegou ao país apenas em 1952, quando o norte-americano Robert Falkeburg abriu a primeira lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro.

 

 

Com o passar dos anos, novas lanchonetes surgiram e novos sabores foram criados e incorporados aos cardápios brasileiros. Com um público com paladar cada vez mais exigente, o lanche deixou de ser considerado um simples fast-food para também ganhar versões diferenciadas, como as gourmets, criativas e saudáveis.

 

 

Assim como em várias partes do mundo, o hambúrguer também se transformou em uma verdadeira paixão nacional, ainda mais após a implementação da hamburgueria delivery. Isso fez com que o Dia do Hambúrguer passasse a ser incorporado no calendário, data em várias ações são realizadas para celebrar essa deliciosa invenção.

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?