Café: Dia Mundial e Nacional, veja a importância desta bebida

Café: Dia Mundial e Nacional, veja a importância desta bebida

Café uma bebida presente em todas as mesas e muito apreciada, confira diversas curiosidades sobre esta nobre bebida:

O Dia Mundial do Café é comemorado anualmente em 14 de abril. A data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos. Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

 

 

Dia Nacional do Café
O Dia Internacional do Café ainda não foi oficializado e também não existe um registro que conte a sua origem, no entanto, como o café é amado e consumido em vários países pelo mundo, cada nação criou o seu Dia Nacional do Café.
No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio. Confira outros Dias Nacionais do Café pelo mundo:
Indonésia – 17 de agosto / Costa Rica – 12 de setembro / Alemanha – 24 de setembro
Japão – 1 de outubro / Nepal – 17 de novembro / Estados Unidos e Inglaterra – 29 de setembro

 

 

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. Na primeira refeição do dia, durante o horário de trabalho ou até com eventos especiais nos fins de semana, o produto faz parte da rotina e da história de milhares de brasileiros. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo médio anual por pessoa é de seis kg de café cru e 4,8 kg de café torrado e moído. De acordo com dados da Abic, a produção nacional chegou a 21 milhões de sacas nos últimos anos. O Brasil teve uma boa evolução nos anos 2000, saindo de 13 milhões para 20 milhões de sacas em 2011. Depois disso, o país vem mantendo esse patamar. Quanto ao tipo, o consumo ainda é dominado pelo café em pó, responsável por 81% do produto consumido no país. Em seguida, vem o grão torrado, com 18%. Uma das mais recentes novidades no mercado são as cápsulas, que também tem caído no gosto dos brasileiros.

 

 

Impactos na saúde
Segundo nutricionistas, os efeitos do café na saúde são diferentes em cada pessoa. Em termos gerais, estudos mostram que até 360 miligramas (o equivalente a seis xícaras de cafezinho) não tem consequência nenhuma na saúde. Há estudos mostrando que, para crianças, tomar café pela manhã, pode ter benefícios na atividade cognitiva. Outras pesquisas demonstram que o cafestol, o fitoquímico presente no café, tem atividade antioxidante na prevenção de várias doenças.

 

 

É termogênico e rico em antioxidantes
Você já deve ter escutado por aí que o café é termogênico, não é? Alguns estudos apontam que a cafeína aumenta o gasto calórico, ajudando no processo de emagrecimento. Mas, além disso, o café é rico em antioxidantes que ajudam no combate de radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
Alguns estudos apontam que o café também tem efeito anticancerígeno, prevenindo principalmente o câncer de mama. Isso ocorre através da alteração de alguns hormônios femininos, evitando se desenvolvam os estrógenos negativos. Mulheres que consomem café possuem chances 57% menor de desenvolver o câncer de mama.

 

 

É um estimulante natural
Uma xícara de café pode conter de 80 mg a 200 mg de cafeína, variando conforme o modo de preparo. Uma xícara de café passado possui em média 100 mg, sendo assim recomendado o consumo de no máximo quatro xícaras por dia.

 

 

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?