Churrasco: Paixão Nacional
Nós Brasileiros, sabemos o quanto o churrasco é uma paixão nacional, confira as curiosidades
Em países onde a tradição de fazer churrasco é mais forte, há um dia específico para comemorar a data. Nos Estados Unidos, por exemplo, comemora-se o “National Barbecue Day” (Dia Nacional do Churrasco) em 16 de Maio. Por lá, o churrasco é conhecido como american barbecue (BBQ) e teve origem nos estados do sul do país. Já na Argentina, país com forte tradição no consumo de carne, o “Día Nacional del Asado” é celebrado em 11 de outubro. No país portenho, o “asado” é feito na “parrilla”, um tipo de grelha.
Dia do churrasco no Brasil
A celebração do Dia do Churrasco em 24 de abril surgiu, é claro, no Rio Grande do Sul, como prato típico da região. O churrasco a gaúcha é definido como a carne temperada com sal grosso, levada a assar pelo calor de brasas de carvão ou madeira in natura, em espetos ou disposta em grelhas, sob controle manual.
O dia 24 de abril foi escolhido como o Dia do Churrasco porque a efeméride remete ao Dia da Tradição Gaúcha, estabelecido pelo movimento tradicionalista gaúcho brasileiro.
Entenda a origem do churrasco
A origem do churrasco no Brasil remonta a idade do couro, fase primitiva da exploração econômica do pampa —região de planícies ao sul da América do Sul— no século 16. O gado deixado pelos jesuítas espanhóis na região reproduziu-se naturalmente nas coxilhas cobertas por campos de pastagem, mudando a vida de toda a região nos séculos seguintes. Os primeiros aventureiros que ali chegaram alimentavam-se da carne do gado, depois que este era abatido e o seu couro retirado para diversos fins, como calçados, casa, arreios, etc.
Depois do abate do gado, pedaços da carne eram assados e consumidos no local. Para assar a carne, os gaúchos cortavam galhos de árvores, nos quais ela era empalada e colocada sob o fogo. O churrasco foi, portanto, criado a partir dessa prática dos ocupantes que se estabeleceram na região, o que deu origem a um dos mais tradicionais pratos da culinária brasileira.