10 sinais de que a embreagem precisa de revisão ou troca

10 sinais de que a embreagem precisa de revisão ou troca

Embreagem, um dos mecanismos mais importantes nos veículos, confira se seu carro precisa de uma revisão.

1 – Embreagem dura:
Se o pedal tem exigido mais força do que o normal para ser acionado, é recomendado consultar um mecânico.

2 – Ruído no engate das marchas
O som “arranhado” pode acontecer quando o condutor não faz o acionamento do pedal de embreagem “até o fim”. Se, porém, o ruído metálico persiste quando o pedal está correto e completamente acionado, é preciso verificar o sistema.

3 – Pedal solto
O pedal está muito macio ou duro demais? É preciso ajustar a embreagem ou, em casos mais severos, trocá-la – porque ela pode estar muito desgastada.

4 – Câmbio “arranhando”
Se você sente que uma marcha específica está “arranhando” demais, isso pode exigir atenção, visto que pode sinalizar que há um desgaste específico nas engrenagens daquela marcha. Se o câmbio arranha nas trocas de marcha mesmo quando o condutor está com o pé firme contra o pedal de embreagem, pode haver problemas.

5-A marcha entra com dificuldade
Se há problemas para engatar a marcha, pode haver a necessidade de troca do fluido da embreagem, vazamento do óleo na caixa de câmbio, alterações no disco da embreagem ou mesmo a quebra do cabo de embreagem.

 

 

6 – Pedal baixo
O pedal baixo pode ter muitas causas, na verdade, como vazamentos nas tubulações rígidas ou flexíveis, na pinça do freio ou no cilindro mestre. De qualquer forma, é preciso investigar.

7 – Motor quer “morrer”

Algumas atitudes podem fazer com que o carro morra. Motoristas mais experientes sabem que movimentos bruscos na hora de engatar a primeira marcha podem fazer o carro morrer. Se você tem feito a troca correta de marcha e utilizado a embreagem como de costume, mas o carro morre “do nada”, alerta vermelho!

8 – Pedal duro
Assim como o pedal baixo ou muito macio, o pedal duro também é um indicativo de que alguma coisa do sistema de embreagem pode estar danificado – e isso, além de prejudicar a condução, também torna todas as viagens menos seguros.

9 – Trepidações
Outro alerta de perigo é quando o pedal está vibrando de forma expressiva, mesmo em circunstâncias atípicas.

10 – Invista na manutenção preventiva
Consertar pequenos problemas agora é melhor do que fingir que eles não estão lá e ter, no futuro, que fazer manutenções muito mais complexas e caras. Revisões periódicas mantêm as peças do carro em bom estado, aumentando não apenas o seu conforto na hora de dirigir, mas a segurança da sua condução.

 

 

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?