COMUC vem resgatando e incentivando o potencial cultural de Lindoia-SP

Conselho Municipal de Cultura de Lindóia com novos incentivos culturais para cidade, confira:

O Conselho Municipal de Cultura (COMUC) é um órgão coletivo que, com a participação do poder público e da sociedade civil, colabora na elaboração e fiscalização da política cultural das cidades.

Durante uma agradável e descontraída conversa com a Revista DESTAQUE digital, os artistas Diogo da Cruz e e Rosangela Politano, ex presidente e atual presidente do Conselho de Cultura de Lindoia, nos revelam uma verdadeira radiografia da Cultura na Capital Nacional da Água Mineral.
Segundo Diogo e Rosangela, nos últimos dois anos diversas ações vêm sendo realizadas com o apoio da prefeitura municipal através das diretoria s de turismo, cultura e desenvolvimento e também de algumas leis de incentivo a cultura financiados pelo governo federal como as leis emergenciais Aldir Blac e Paulo Gustavo, que além de ajudar financeiramente artistas locais que enfrentaram dificuldades durante a pandemia, viabilizarão diversas atividades culturais na cidade. Neste ano, Lindoia já foi contemplada com a PNAB- Política Nacional Aldir Blanc, um investimento que vai alavancar mais ainda nossa cultura e incentivar nossos artistas. O COMUC realizou também “Um dia de Cor-Ação” , o evento oferecido gratuitamente a população, contou com participação de diversos artista que voluntariamente contribuíram com um dia inteiro de atividades artísticas com diversas oficinas criativas, música, cortes de cabelo, gastronomia e exposição de arte, entre outras, que evidenciaram o potencial cultural e artístico da cidade.

Confira algumas fotos:

Nova diretoria! Novo Biênio!
Para o fortalecimento do conselho, Diogo da Cruz convidou a produtora cultural, artista plástica e empreendedora Rosângela Politano para assumir o novo biênio devido a sua longa trajetória em torno da cultura ao lado do também artista plástico e estudante de Direito Lucas Cruz como vice, o que foi aprovado por unanimidade. Diogo comenta que termina seu trabalho enquanto presidente mas, ainda contribuindo com o conselho representando o núcleo de artesanato, desejando que os próximos dois anos sejam frutuosos para o conselho e para nossa cultura.

Foto: Rosangela e Diogo


Atual presidente do COMUC pretende, com olhar no futuro, resgatar e valorizar tradições culturais da cidade

A atual presidente do Conselho de Cultura de Lindoia, Rosângela Politano, traz em sua bagagem uma grande experiência na área da cultura, estando a frente de diversos projetos sem fins lucrativos, como Cor-Ação, do qual é diretora ha 14 anos onde realizou inúmeras ações de sucesso, entre elas , oficinas do despertar artístico oferecendo oportunidade do contato com a arte para muitas participantes, hoje artistas reconhecidos envolvidos em exposições dentro e fora do Brasil, além da realização de mais de 10 exposições e mostras de arte e três bienais internacionais, também esteve à frente de várias pesquisas em torno do fomento, preservação e resgate de culturas tradicionais assim colhendo importantes resultados. Politano já vinha auxiliando o conselho nos últimos dois anos, “sento-me honrada com o convite e confiança de todos, pretendendo incentivar e apoiar projetos que deixem um legado para a cidade, ações que sejam desenvolvidas principalmente com os jovens, investindo no presente, acreditando no futuro, Rosangela nós diz que a muitos anos vem desenvolvendo uma pesquisa sobre a cidade de Lindoia e que é visível as riquezas culturais de nossa cidade, muitas delas precisando serem lapidadas e outras resgatadas, pretendendo usar não só a população em geral, mas principalmente os jovens para o despertar da nossa cultura, tradições, história e o amor pela nossa cidade, contando com eles ajudar a divulgar mas principalmente preservar nossos tesouros para que possamos viver o presente preservando o passado com um olhar para o futuro.

Coisa de cinema – Muitos projeto que foram premiados através das leis de incentivo vão acontecer este ano, como o festival de cinema que vai colocar Lindoia em cena, cinema itinerante que vai levar filmes para a população em geral durante as férias, um curta metragem que vai apresentar nossa cidade aos turistas e diversos clips que vão valorizar músicos locais.

Colaboradora da REVISTA DESTAQUE DIGITAL
A partir do mês de Maio a presidente do Conselho de Cultura de Lindoia Rosângela Politano passará a assinar a coluna Cultura em Destaque, no site da Revista DESTAQUE digital . A cada novo artigo Politano reportará aos leitores os principais acontecimentos culturais de Lindoia. Fique atento(a), leia, curta e compartilhe!

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?