Como evitar dores nas costas

Como evitar dores nas costas

Confira neste artigo quais tipos de dores nas costas e como evitar

 

A dor nas costas é um dos principais fatores de piora da qualidade de vida da população e até de incapacitação. De acordo com o Ministério do Trabalho, mais de 55 mil trabalhadores pediram afastamento entre janeiro e julho de 2022 por problemas na coluna – foi a segunda maior causa de licenças médicas em 2022, perdendo somente para as dispensas por Covid-19. Embora existam causas genéticas e individuais para o problema, o principal fator para desencadear a dor é a má postura.

 

Quais os tipos de dores nas costas?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população no mundo tem ou terá algum tipo de dor nas costas em algum momento da vida. O quadro, considerado multifatorial, tem como principal causa a má postura durante o trabalho e/ou estudo, mas não só isso. São causas comuns das dores nas costas: Obesidade; Tabagismo; Perda de massa muscular; trabalhos repetitivos; sobrecarga muscular; problemas psicológicos.

 

 

Existem três tipos mais frequentes de dores nas costas:

Dor cervical ou no pescoço – também chamada de cervicalgia, a dor no pescoço costuma estar associada à postura incorreta durante o uso do computador e do celular – especialmente quando exige que se dobre o pescoço para cima ou para baixo por longos períodos.

Dorsalgia – é a dor no meio das costas, que pode ser desencadeada por má postura ou por pelo uso incorreto de bolsas e mochilas pesadas.

Lombalgia – é a ocorrência de dor nas costas mais comum – estima-se que 80% da população mundial sofra com dores na região lombar, localizada na parte baixa da coluna, queixa que só perde a dor de cabeça. É provocada por má postura ao sentar-se ou dormir.

 

 

Como evitar dores provocadas pela má postura?
A maioria dos casos de dor por má postura é transitória, ou seja, dura alguns dias ou no máximo semanas, sem grandes repercussões para a saúde geral. Para evitar passar por isso, algumas atitudes podem ajudar:

Deitar-se no chão ou em um colchão duro por cerca de dez minutos, com as pernas apoiadas sobre uma cadeira;

Praticar pequenas sessões de alongamento durante o dia, esticando braços e pernas;

Se trabalhar muito tempo sentado, planejar pausas para esticar as pernas e melhorar a circulação sanguínea;

Dormir de lado – de preferência para o lado esquerdo;

Checar se colchão e travesseiro estão adequados;

Tomar um banho quente antes de dormir, aproveitando a pressão da água para massagear as possíveis áreas doloridas;
Sentar-se de maneira a encostar as costas no encosto da cadeira e apoiar os dois pés no chão, sem cruzar as pernas ou sentar em cima de uma delas.

 

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?