Como dirigir a noite com maior segurança

Como dirigir a noite com maior segurança

Neste artigo, preparamos algumas dicas para dirigir com segurança a noite, confira:

A direção noturna requer uma série de cuidados com os componentes do sistema de iluminação interna e externa e dos retrovisores do automóvel.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) recomenda inspeções periódicas de lanternas, faróis, luzes indicadoras de direção e freios, assim como o sistema de iluminação do painel do veículo, para assegurar o pleno funcionamento desses componentes
Os espelhos externos devem estar bem regulados para maximizar os campos de visão lateral e traseiro e o retrovisor ajustado na posição antiofuscamento.

O modo de condução noturna requer do motorista atenção extra com as áreas periféricas do veículo, principalmente nas áreas não iluminadas nas laterais da pista.
Em vias urbanas, o cuidado com pedestres, bicicletas e motociclistas precisa ser redobrado. “Para melhorar a visibilidade e trafegar conforme a legislação vigente, o correto é utilizar sempre farol baixo”, lembra Souza. “Faróis altos podem ofuscar a visão do outro condutor em sentido contrário.”

 

 

Atenção à estrada
Nas estradas, o motorista deve ficar atento aos pedestres ou animais que cruzam a pista. Os cuidados precisam ser redobrados à noite, porque existem outras situações que complicam o percurso, como objetos e buracos na via.

 

Respeite a sinalização
Dirigir à noite é mais arriscado, devido à visibilidade reduzida e de situações de cansaço e sonolência.  “É essencial respeitar a sinalização da estrada, ficando abaixo dos limites de velocidade, não ultrapassando em pontos proibidos e evitando atitudes que gerem consequências.

 

Não dirigir cansado
Uma das principais recomendações ao dirigir à noite é fazer uma interrupção em caso de cansaço. A pressa ou a vontade de chegar rapidamente ao destino leva o motorista a ignorar os limites do corpo. Isso prejudica os reflexos e aumenta os riscos durante a viagem.Ao sentir qualquer sinal de fadiga ou vontade de dormir, a melhor opção é parar a viagem e buscar um lugar seguro para descansar.

 

Limite de velocidade
Respeitar o limite de velocidade da via é vital em todos os momentos, ainda mais à noite. Isso porque nem todas as rodovias e ruas oferecem iluminação e infraestrutura adequadas para manter a segurança dos motoristas. Assim, a condução noturna torna-se um desafio maior. Controlar a velocidade e não se expor a riscos desnecessários são comportamentos que tornam o trajeto mais demorado, porém, elevam a segurança. É mais importante chegar um pouco atrasado do que não chegar.

Distância do veículo da frente
Como a visibilidade no período noturno é inferior, manter boa distância no trânsito é uma atitude preventiva. Quanto mais afastado o motorista estiver do outro, mais tempo ele terá de reagir caso o veículo da frente precise frear bruscamente.

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?