Dicas para colocar as finanças em dia e ter uma poupança

Dicas para colocar as finanças em dia e ter uma poupança

Neste artigo, dicas valiosas para você economizar dinheiro e ter uma poupança, confira:

O Dia Mundial da Poupança é celebrado neste 31 de outubro. A data foi criada em 1924 durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, como forma de conscientizar a população sobre a necessidade de construir reservas financeiras e desenvolver práticas saudáveis de gestão de dinheiro.
Confira valiosas dicas de como economizar dinheiro:

 

1. Faça um orçamento – Elabore uma lista com todos os seus custos fixos, como água, luz, telefone, aluguel etc. Depois calcule qual é a quantia média de todas essas despesas no mês. O valor encontrado é o seu custo de vida. É necessário ter claro em mente que esse montante já compromete uma parte da sua renda todo mês e, por isso, é preciso acompanhar sempre suas futuras despesas para garantir que tudo esteja conforme o planejado. O valor que sobrar é o que você tem disponível para aplicar em custos variáveis, fazer investimentos ou criar uma reserva financeira.

 

 

2. Estabeleça metas para economizar – A economia não pode ser feita somente com o dinheiro que sobrou no final do mês. Ela deve ser um objetivo, pois assim você não só monitora suas despesas como também passa a ter uma projeção financeira.Para isso, você pode determinar um valor mensal para reservar e, ao receber o salário, separar imediatamente essa quantia em um lugar diferente da conta que você usa para os gastos diários.

 

 

3. Estabeleça limites – Da mesma forma que você deve estipular metas para economizar, uma boa ideia é definir metas para os gastos, estabelecendo um limite máximo por mês que pode ser empregado em cada tipo de despesa. Você pode fazer essa divisão por categorias, por exemplo:15% com supermercado;10% com lazer;5% com vestuário e demais acessórios.Isso não significa que você deve gastar esse valor todo mês, mas sim que é o máximo que pode investir em cada modalidade. Esse é um grande avanço no seu processo para organizar as finanças pessoais.

 

 

4. Separe um valor para as despesas anuais – Um erro cometido pela maioria das pessoas é focar somente nos gastos mensais e deixar de considerar as despesas anuais, por exemplo, IPVA, IPTU e seguros. Esses gastos acabam se tornando um problema quando não são programados, já que, se você não se planeja para pagá-los, pode passar por aperto quando eles chegarem.Por esse motivo, o adequado é reservar uma quantia para essas despesas no decorrer do ano. Uma ideia é você separar um valor específico todo mês para elas.

 

 

5. Tenha uma reserva para emergências – Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento, por isso é preciso estar preparado. A finalidade de criar um fundo de emergência é se prevenir para os imprevistos, como rescisão de contratos, problemas de saúde, consertos no carro, entre outros. É necessário ter tranquilidade financeira em horas como essas e a reserva emergencial assegura isso.

 

6. Separe as contas pessoais das contas profissionais – O controle financeiro deve ser feito por qualquer pessoa. Mas, quando você também é uma pessoa jurídica, é necessário ter atenção redobrada. As contas pessoais nunca podem se misturar com as contas profissionais e isso vai além da questão de se organizar.Se misturar essas contas e usar sua renda pessoal para quitar dívidas da pessoa jurídica e vice-versa, além de poder ter sérias consequências, por exemplo, a impossibilidade de planejamento financeiro do negócio, sua contabilidade também ficará comprometida. Isso, porque, todo CNPJ deve fazer a conciliação bancária que é a verificação do extrato bancário da conta PJ com a declaração de entradas e saídas da empresa. Ao misturar finanças pessoais e profissionais, a conta não fecha. Para não ter esse problema, o ideal é abrir duas contas bancárias diferentes: uma para pessoa física e outra para a pessoa jurídica. Com isso, você evita que as contas e rendas das duas se misturem.

 

 

7. Use a tecnologia a seu favor – Existem diversos aplicativos disponíveis no mercado que podem auxiliar nessa tarefa de organizar as finanças pessoais no seu dia a dia. Dessa forma, fica mais fácil registrar e controlar todos os gastos que fazem parte da sua rotina.Isso vai permitir que você identifique quais valores estão sendo gastos desnecessariamente e, assim, poderá cortá-los. O importante é aprender a controlar as finanças, economizar e cuidar melhor da sua renda.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Malaquias

Malaquias

Diretor da REVISTA DESTAQUE DIGITAL, apresentador do Programa A TURMA DO MALAQUIAS pela Rádio Socorro 103,1 FM (www.radiosocorro.com.br), todos os sábados das 13h às 15h e do programa LOVE NIGHT de segunda a sexta das 21:30 às 23h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?