Saiba como pagar o IPVA do seu veículo e evitar multas

Saiba como pagar o IPVA do seu veículo e evitar multas

Saiba qual data vence seu IPVA e como calcular o valor

A alíquota do IPVA se mantém em 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas e similares, além de caminhonetes de cabine simples, micro-ônibus e ônibus em São Paulo. Por outro lado, caminhões terão que pagar 1,5% de imposto, enquanto a taxa é de 1% para veículos de locadoras.  Os contribuintes podem pagar o IPVA em cota única no mês de janeiro com desconto de 3%. Há também a possibilidade de quitação integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Quem preferir pode ainda parcelar o tributo em até cinco vezes nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, de acordo com o final da placa do veículo. No último caso, também não há redução de preço.

 

 

IPVA 2024: veja como e onde calcular o valor do imposto

E os caminhões?

Os caminhões têm prazos diferentes de pagamentos. Quem quiser receber desconto de 3% no imposto terá que desembolsar o valor em janeiro, em datas determinadas de acordo com o final da placa. Há ainda a possibilidade de quitar a dívida em abril, em cota única, mas sem redução. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro, respectivamente.

 

 

Como pagar o IPVA?

Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, o contribuinte precisa utilizar a rede bancária credenciada através do número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). É possível pagar o imposto pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou em outros canais oferecidos pela instituição bancária. Há também a possibilidade de realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. Por fim, o IPVA ainda pode ser pago por PIX por meio de QR Code.

 

 


O que acontece com quem não paga o IPVA?

Quando o pagamento não é registrado dentro do período determinado, há uma multa diária. No Estado de São Paulo, por exemplo, o valor é de 0,33% por dia em cima do valor do imposto. Depois de 60 dias, a taxa é fixada em 20%.

Caso o proprietário continue inadimplente após essa data, a multa será de 40% sobre o valor do IPVA. Além disso, o nome do proprietário será enviado ao Cadin estadual. Isso também poderá impossibilitar o licenciamento do veículo.

Veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA em São Paulo.

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?