Saiba como surgiu o dia do automóvel no Brasil

Saiba como surgiu o dia do automóvel no Brasil

Confira neste artigo como surgiu esta data especial de um bem que é muito necessário para as pessoas e empresas

Em 13 de maio é a celebração do Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem. A data comemorativa foi instituída pelo decreto nº 24.224, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1934. Porém, o motivo da escolha dessa data é um tanto curioso: pouco tem a ver com os carros, mas sim com as estradas.

 

 

Isso porque o dia 13 de maio marca a inauguração da primeira autoestrada do Brasil: a rodovia Rio-Petrópolis, que ligava a então capital federal do Rio de Janeiro à cidade serrana no mesmo Estado. Hoje, a estrada é parte da BR-040, e tal trecho recebe o nome de “Rodovia Washington Luís”, em homenagem ao presidente que a inaugurou, em 1926.

 

 

 

O Dia do Automóvel e o Dia do Automobilismo

Um dia antes do Dia do Automóvel, em 12 de maio, é comemorado o Dia do Automobilismo.

Entretanto, essa data tem um motivo bem mais simples de entender: é a inauguração do Autódromo de Interlagos, que abriu suas portas em 1940. Ele foi criado, aliás, para diminuir os riscos com pilotos que disputavam corridas pelas ruas de São Paulo, na década de 1930.

 

Desde 1972, este autódromo recebe uma etapa da Fórmula 1, a mais importante categoria do automobilismo mundial. E, embora seja chamado de Interlagos por conta do bairro onde está, seu nome oficial é Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao piloto de Fórmula 1 que faleceu em 1977 e venceu corridas no local.

 

 

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?