CARNAVAL – Saiba como se manter saudável e aproveitar muito mais a folia

CARNAVAL – Saiba como se manter saudável e aproveitar muito mais a folia

Dicas para curtir o Carnaval e se manter saudável, confira as dicas

Segundo nutricionistas, dermatologistas e demais profissionais ouvidos pela revista DESTAQUE digital, alguns cuidados são essências para manter o corpo saudável antes, durante e depois da agitação dos dias de carnaval:

 

1. Beba de 2 a 3 litros de água por dia
O recomendado é que em dias de sol e calor intenso, seja ingerido 500ml de água por hora. Sucos e água de coco naturais, e chás gelados, também são ótimas opções de hidratação e reposição de nutrientes, mas não substituem a importância da água.

 

2. Consuma álcool com moderação
As bebidas alcoólicas aceleram o processo de desidratação. O ideal é intercalar a água entre uma bebida e outra. Uma outra dica é não beber álcool com o estômago vazio para não passar mal e acabar com a folia mais cedo. Algumas pessoas já passam mal devido ao calor intenso, e o álcool pode piorar os sintomas. Consuma com moderação.

3. Evite refrigerantes e industrializados
Cuidado com alimentos processados que podem ser muito ricos em sódio. Muitas pessoas acabam confundindo líquidos com hidratação. Refrigerantes e sucos industrializados, por exemplo, além de não saciarem a sede, contribuem para a desidratação do corpo, assim como a alta concentração de sódio.

 

 

4. Invista em alimentos leves e ricos em água
O ideal é que as pessoas consumam frutas antes, durante e após a folia. As mais recomendadas com o foco na hidratação são melancias, melão, laranja, tangerina, e demais frutas ricas em água. Outras opções são vegetais, legumes, e carboidratos leves como macarrão, pão e batata. Eles vão contribuir como fonte de energia na hora do samba.

5. Evite alimentos gordurosos
Além dos industrializados, os alimentos gordurosos e frituras podem dar uma sensação de peso no estômago e acabar fazendo mal, especialmente com as altas temperaturas. Optar por uma alimentação mais natural é a principal dica.

 

 

6. Utilize protetor solar
Muito comum que as pessoas se esqueçam de proteger a pele contra a radiação solar durante o Carnaval. Porém, devemos lembrar que a exposição à luz solar durante esses eventos tende a ser prolongada e intensa. Nós, brasileiros, acreditamos que ter o corpo bronzeado é bom, mas na verdade o bronzeamento acontece para proteger as nossas células da pele da agressão causada pela radiação solar. Para combater os efeitos dos raios solares sobre a pele use protetores com fator de proteção (FPS) no mínimo 30. Procure protetores próprios para o seu tipo de pele.

 

 

7. Invista em roupas e acessórios
Outra maneira de curtir a folia sem precisar se preocupar com os danos do sol na pele é por meio da utilização de barreiras físicas, como óculos de sol, que devem ter lentes com proteção UVB a fim de evitar danos aos melanócitos oculares e à região das pálpebras. Invista, também, em chapéus e roupas (preferencialmente feitos de tecidos com substâncias capazes de proteger contra os raios solares, principalmente contra a radiação UVB).

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?