Socorro tem um dos mais antigos cinemas de rua ainda existentes no Brasil

Socorro tem um dos mais antigos cinemas de rua ainda existentes no Brasil

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho.

Essa data foi escolhida porque remete àquele que teria sido o primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil, isto é: o dia 19 de junho de 1898. Tais imagens foram gravadas a bordo do navio Brésil, que havia saído de Boudeaux, na França, onde o italiano Afonso Segreto tinha acabado de fazer um curso sobre a operação do cinematógrafo e, de lá, acabou trazendo um dos equipamentos para o Brasil. As imagens capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

 

 

Alguns historiadores contestam o fato de que Afonso tenha feito as primeiras imagens cinematográficas no Brasil, alegando que, um ano antes (em 1897), na cidade de Petrópolis, alguns filmetes podem ter sido gravados a partir do uso de um modelo de cinematógrafo criado pelo cientista americano Thomas Edison. A despeito de quais tenham sido as primeiras imagens de cinema gravadas no Brasil, o fato é que o sobrenome “Segreto” tornou-se sinônimo do pioneirismo no cinema do Brasil.

 

 

O Cine Cavaliere Orlandi: há 81 anos se mantêm como um dos mais antigos cinemas de rua ainda existentes no Brasil. Aliando tradição e tecnologia, o casarão histórico de 1942 passou recentemente por uma reforma total, preservando a arquitetura do prédio e investindo em 2 salas confortáveis, climatizadas, equipadas com alta qualidade de som e imagem, ambientes acessíveis e inclusivos, preparados para receber cadeirantes, sistema de audiodescrição e libras para deficientes visuais e auditivos. As duas salas comportam 250 pessoas. Uma completa bomboniere oferece muitas delícias e a pipoca mais famosa da cidade e região!

Saiba mais em: www.cineorlandi.com.br

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?