Combustível adulterado: o barato que sai caro

Combustível adulterado: o barato que sai caro

Confira aqui, como identificar se o combustível que você usa é de baixa qualidade ou falsificado:

Se você ainda tem dúvida sobre a necessidade de abastecer com combustíveis seguros, saiba que as opções falsificadas colocam o seu veículo em grande risco.

O que é combustível adulterado?
Combustível adulterado é a mistura da solução original com outros componentes, como a água e o metanol. Não apenas a gasolina, como também o álcool, o diesel e até mesmo o GNV (Gás Natural Veicular) sofrem essas modificações ilegais. Os fluidos adulterados deterioram componentes do veículo, provocam falhas na partida, causam defeitos no motor e tantos outros prejuízos. Por isso, é tão importante ficar atento aos sinais de que seu carro ou sua moto foram abastecidos com material duvidoso. Confira alguns sintomas e indicações:

1. A luz da injeção (motor) acende
A luz da injeção acesa significa que algo não está certo e que está na hora de levar o carro em uma oficina mecânica. Porém, se você andou alguns quilômetros após abastecer e a luz deu sinal de vida, fique atento! Isso indica que a gasolina não foi identificada pela sonda lambda. Se você se deparar com essa situação, pode continuar dirigindo, mas é importante ir o mais rápido possível a outro posto para trocar o fluido. Ainda assim, fique de olho para ver se a luz apaga, ou se apaga e volta a acender, após a troca.

2. Engasgues, vazamentos e perda de potência
É muito desagradável quando o carro começa a perder potência e a dar aquelas engasgadas. O combustível adulterado é um dos grandes responsáveis por essas falhas que deterioram o motor. É claro, esses sintomas podem também indicar outros problemas no seu veículo. Por isso, sempre busque a ajuda de especialistas.Além disso, o produto pode fazer com que as mangueiras ressequem muito rápido, o que leva a vazamentos. Ele também pode causar lentidão no retorno do acelerador, já que os compostos impróprios carregam impurezas, que podem reduzir a vazão da bomba de combustível e causar obstrução nos filtros.

 


 

3. Aumento de consumo e contaminação do óleo
Um clássico que indica que seu veículo está sendo abastecido com produto adulterado é o aumento do consumo. Por isso, caso tenha abastecido em um posto desconhecido e perceber que a gasolina ou álcool acabou antes do esperado, essa pode ser a explicação. O combustível adulterado também contamina o óleo do cárter. Nessa situação, a falsificação pode ter sido causada pelo acréscimo de solventes ou etanol com excesso de água na gasolina. Além disso, o motor pode ser prejudicado devido aos resíduos resultantes da combustão, que, nesse caso, contaminam o óleo.

4- Como denunciar combustível adulterado?
Para denunciar a venda de combustível adulterado, você pode seguir os seguintes passos: Anote o nome e endereço do posto onde você abasteceu; Guarde a nota fiscal do abastecimento; Se possível, guarde também uma amostra do fluido para comprovação;

Faça uma denúncia à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através do telefone 0800 970 0267; Também é possível fazer a denúncia ao Procon da sua região.

 


 

Avatar

Malaquias

REVISTA DESTAQUE DIGITAL - Guia Comercial e Entretenimento. - Mala News - Notícias - Mala Hits (web radio com estilos musicais variados), - Show do Malaquias (programa de radio veiculado na Mídia Fm 87,5 Programa, 3ª, 5ª e Sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?